NOME

Tazwok - SliTaz sources and packages cooker.

SINTAXE

 tazwok [command] [package|list|category|dir] [--option]

DESCRIÇÃO

O Tazwok é uma ferramenta de linha de comando para configurar e compilar um pacote a partir de seus fontes. Ele também pode criar pacotes prontos para serem utilizados pelo Tazpkg, o gerenciador de pacotes do SliTaz. Para funcionar, o Tazwok usa um diretório contendo a receita e as informações necessárias para a construção do pacote. Esta receita também pode ser usada pelo Tazpkg e consiste de diferentes variáveis e funções. Tazwok usa o arquivo de configuração /etc/tazwok.conf para achar o caminho até o wok, os fontes do pacote e gerar os pacotes .tazpkg. Também pode gerar uma lista de pacotes com seus md5, criar pacotes interativamente, buscar por pacotes no wok, limpar arquivos gerados e até mesmo produzir diferentes pacotes ao mesmo tempo (ver os comandos disponíveis).

O Tazwok é inteiramente construído a partir do zero usando SHell Script. Compatível com o Bash, roda sobre o Ash - parte do projeto Busybox. O Tazwok é distribuído sob a licença livre GNU GPL V3. O Livro de Receitas do SliTaz também fornece documentação sobre o Tazwok e receitas de pacotes.

COMANDOS

usage

Mostra um resumo dos comandos disponíveis e uma pequena descrição em inglês:

 # tazwok usage

stats

Mostra informações contidas no arquivo de configuração e o número de pacotes disponíveis no wok:

 # tazwok stats

list

Permite listar todos os pacotes que se encontram no wok ou as categorias padrão (você pode criar a sua própria). Também lista os pacotes por categoria:

 # tazwok list
 # tazwok list category

info

Este comando fornece informações sobre o pacote - nome, versão, etc. Informações nas receitas básicas de pacote são como as mostradas pelo Tazpkg sobre os pacotes instalados:

 # tazwok info package

check-log

Ao compilar um binário a partir dos fontes, o Tazwok gera algumas mensagens que são armazenadas no arquivo "process.log". Para visualizá-lo:

 # tazwok check-log package

search

Permite procurar por pacotes no wok. Pode-se especificar uma palavra-chave ou o nome do pacote:

 # tazwok search name

compile

Este comando utiliza as regras de compilação (compile_rules) especificadas na receita do pacote em questão para compilar os fontes. Note que as regras de compilação nem sempre são necessárias - pacotes gerados pelos comandos "genpkg" e "cook" também podem compilar fontes e generar pacotes binários. Exemplo:

 # tazwok compile package

genpkg

"Genpkg" gera um pacote .tazpkg usando as "genpkg_rules" encontradas na receita. Uma vez que o pacote é gerado, ele é armazenado no repositório de pacotes especificado no arquivo de configuração (para visualizar rode "tazwok stats"). O pacote pode ser usando pelo Tazpkg ou pelo Tazlito para gerar uma distribuição LiveCD. Note que arquivos padrão como local, pixmap e name.desktop são automaticamente copiados para $fs/usr/share, caso os caminhos padrões sejam informados ou se o arquivo existe no diretório /stuff. Exemplo de utilização do "genpkg":

 # tazwok genpkg package

cook

Simplesmente compila e gera o pacote:

 # tazwok cook package

cook-list

Este comando roda o "tazwok cook" em todos os pacotes contidos no arquivo de listagem especificado como argumento na linha de comando. "Cook-list" é usado, por exemplo, para gerar o sistema base (base-system) sem a glibc. No SliTaz, você encontra exemplo de listas de geração no diretório /usr/share/examples/tazwok.cooklists:

 # tazwok cook-list packages.cooklist

clean

Deleta todos os arquivos gerados na compilação e empacotamento:

 # tazwok clean package

new-tree

O comando "new-tree" cria um novo pacote no wok e pode ser usado interativamente. Ele cria um diretório para o pacote e uma receita, que pode ser editada por seu editor de textos favorito e que pode ser configurada pela opção --interactive. Para obter ajuda você pode dar uma olhada nas receitas existentes ou ler a documentação no Livro de Receitas. Exemplo:

 # tazwok new-tree package
 # tazwok new-tree package --interactive

gen-list

O comando "gen-list" gera uma lista de pacotes (packages.list), seus md5 (packages.md5) e uma lista de opções de pacotes contendo informações (packages.txt). As listas são criadas na base de pacotes contidos em um diretório. A lista em formato texto é construída usando uma receita contida no wok. O diretório de pacotes padrão é aquele especificado no arquivo de configuração, mas você pode especificá-lo na linha de comando. Exemplos:

 # tazwok gen-list
 # tazwok gen-list --text
 # tazwok gen-list /path/to/repository

gen-clean-wok and clean-wok

O comando "gen-clean-wok" cria um novo wok, o que é útil para salvar uma versão do wok ou criar uma cópia de testes. Rodar "clean-wok" limpa todos os pacotes no wok atual e apaga todos os arquivos gerados. Para gerar um wok limpo ou limpar o wok atual:

 # tazwok gen-clean-wok path/to/new-wok
 # tazwok clean-wok

remove

Remove o pacote especificado do wok, incluindo receitas e outros arquivos relacionados:

 # tazwok remove package

build-depends

Gera uma lista de pacotes para a construção do wok:

 # tazwok build-depends

cmp|compare

Compara o wok e os pacotes preparados e gera um relatório. Pacotes obsoletos podem ser deletados com a opção --remove. A opção --cook compila os pacotes. Exemplos:

 # tazwok compare
 # tazwok compare --remove
 # tazwok compare --cook

check

Checa as receitas em busca de erros comuns:

 # tazwok check

MANTENEDOR

Christophe Lincoln <pankso at slitaz.org>