Manual TazPkg

Nome

TazPkg — Tiny autonomous zone package manager

Sintaxe
tazpkg [command] [package|dir|pattern|list|cat|--opt] [dir|--opt]
Descrição

TazPkg é um gerenciador de pacotes leve que instala, lista, baixa, atualiza ou remove pacotes precompilados em um sistema GNU/Linux. TazPkg fornece comandos para busca e criação de pacotes e foi criado independentemente. Os pacotes usando a extensão *.tazpkg são constituidos de arquivos cpio que contém um sistema de arquivos comprimido com o lzma, uma receita e uma descrição opcional. O TazPkg também gerencia dependências baseado nas receitas de pacote: cada receita contém todas as informações sobre um pacote e também pode incluir funções de pré e pós-instalação. A mesma receita é usada pelo Cookutils para compilar fontes e gerar um pacote .tazpkg.

O TazPkg é inteiramente construído a partir do zero usando SHell Script. Compatível com o Bash, roda sobre o Ash — parte do projeto Busybox. O TazPkg é distribuído sob a licença livre GNU GPL V3.

Comandos
Service commands
Working with lists
Busca
Installing and removing packages
Working with packages
Working with repositories
Service commands

usage

Show the full list of the TazPkg commands with a brief description.

$ tazpkg usage
$ tazpkg

help

Display help for the selected command (help or -h). You can enter a short name of the command, the full name or a part of the full name. You can ignore hyphens at the beginning of the short name. If the requested part of the full name match the several commands, you will be asked to clarify the request.

$ tazpkg help -gi
$ tazpkg -h us

activity

Display TazPkg activity log (activity or log or -a). Optional parameter --nb= lets you set number of displayed lines.

$ tazpkg activity
$ tazpkg -a --nb=20

clean-cache

Remove pacotes *.tazpkg baixados que se encontram no cache. Durante a instalação, o TazPkg mantém uma cópia dos pacotes baixados da internet. Isto é feito para economizar banda no caso de uma reinstalação, mas pode ser que você queira ter mais espaço no disco rígido ou baixar os pacotes novamente:

# tazpkg clean-cache
# tazpkg -cc

list-cache

List *.tazpkg packages downloaded to the cache. Displays a list of file names and their sizes, as well as the total amount and size.

# tazpkg list-cache

shell

Run interactive TazPkg shell. Here you can enter all the TazPkg commands listed above.

$ tazpkg shell
# tazpkg shell
Working with lists

list

Lista pacotes instalados no sistema. Este comando mostra uma lista em formato de coluna com todos os pacotes instalados, e também permite listar categorias, pacotes baseados em categorias e pacotes bloqueados para instalação. Você também pode usar o comando search (buscar) para uma lista baseada em um termo ou em um nome de pacote:

$ tazpkg list
$ tazpkg list cat
$ tazpkg list games
$ tazpkg list blocked

list-mirror

Lista pacotes disponíveis no mirror. Este comando mostra o arquivo packages-list recarregado a partir do mirror. Se este arquivo não existir, será pedido a você que rode o comando tazpkg recharge como usuário root para listar os pacotes disponíveis. A opção --diff é usada para mostrar as diferenças entre a última e a atual lista de pacotes:

$ tazpkg list-mirror
$ tazpkg -lm --diff

list-config

Lista os arquivos de configuração do sistema. A opção --box mostra estas informações em formato de tabela.

$ tazpkg list-config
$ tazpkg list-config --box
$ tazpkg list-config slim
$ tazpkg list-config --box slim
Search

search-pkgname

Search for a file on mirror and output only the packages names (search-pkgname or -sp).

$ tazpkg search-pkgname libnss
$ tazpkg -sp /usr/share/fonts

search-file

O comando search-file permite a busca por um arquivo entre os instalados pelos pacotes. Este comando é muito útil para achar o caminho completo para um arquivo e determinar se um arquivo está presente no sistema.

$ tazpkg search-file libnss
$ tazpkg -sf /usr/share/fonts --mirror
Installing and removing packages

get

Baixa um pacote do mirror (se existir). O arquivo baixado é arquivado no diretório atual. Para descobrir qual o diretório atual utilize o comando pwd.

# tazpkg get grub
# tazpkg get nano --root=/mnt/sda6

install

Este comando instala um pacote disponível localmente que possui a extensão .tazpkg. Veja get-install para instalar pacotes disponíves na internet. Note que você pode forçar a instalação com a opção --force. Você também dispõe de opções para desinstalação e reinstalação ou para especificar o sistema root no qual você deseja instalar o pacote com a opção --root=:

# tazpkg install package-1.0.tazpkg
# tazpkg -i path/to/package-1.0.tazpkg --forced
# tazpkg -i path/to/package-1.0.tazpkg --root=/mnt/rootfs

get-install

Baixa e instala um pacote de um mirror na internet. O comando get-install inicia checando se o pacote requerido existe no mirror e se já foi baixado. Para uma lista de pacotes do mirror, usa-se o comando list-mirror.

# tazpkg get-install grub
# tazpkg -gi grub --forced
# tazpkg -gi nano --root=/mnt/sda6

install-list, get-install-list

Instala uma seleção de pacotes listados em um arquivo. Este comando permite a você instalar vários pacotes com um único comando, e também oferece a opção --forced:

# tazpkg install-list my-packages.list
# tazpkg get-install-list my-packages.list --forced

remove

Remove um pacote. Será pedido que você confirme a ação (y/N). Este comando deleta todos os arquivos instalados pelo pacote. Para ver a lista de arquivos, use o comando list-files seguido do nome do pacote.

# tazpkg remove bc
# tazpkg -r gtk+-3 --root=/mnt/sda6
# tazpkg -r nano --auto

reconfigure

Executa novamente o script de pós instalação de um pacote.

# tazpkg reconfigure gcc
# tazpkg reconfigure gcc --root=/mnt/sda6

set-release

Este comando muda a versão atual e faz a atualização de pacotes para o lançamento mais recente:

# tazpkg set-release cooking

add-flavor, install-flavor

Install a set of packages from a flavor. In addition, install-flavor purges other installed packages.

# tazpkg add-flavor gtkonly
# tazpkg install-flavor justx
Working with packages

info

Mostra qualquer informação disponível na receita para o pacote em questão — sua versão, categoria, mantenedor, website e quaisquer dependências (veja também Cookutils para mais informações sobre receitas):

$ tazpkg info busybox

desc

Descrição do pacote (se existir). Este comando mostra o arquivo description.txt de cada pacote (um arquivo de texto simples, justificado em 80 caracteres para caber num terminal padrão).

$ tazpkg desc busybox

list-files

Lista todos os arquivos instalados pelo pacote. Este comando lê e mostra o conteúdo do arquivo files.list de cada pacote, o qual é automaticamente gerado quando um pacote é criado e também é usado para remover arquivos quando se desinstala um pacote.

$ tazpkg list-files bc

block, unblock

Os comandos block e unblock permitem o bloqueio de pacotes instalados para que estes não possam ser atualizados com o comando upgrade. A lista de pacotes bloqueados está contida no arquivo /var/lib/tazpkg/blocked-packages.list, que também pode ser editado manualmente.

# tazpkg block grub
# tazpkg unblock grub
# tazpkg chblock grub

check

O comando check checa por dependências em pacotes instalados e determina se todos os arquivos necessários para o re-empacotamento de um pacote estão presentes.

$ tazpkg check
$ tazpkg check --full
$ tazpkg check nano
$ tazpkg check sakura --full

bugs

Mostra uma lista de bugs conhecidos dos pacotes.

$ tazpkg bugs
$ tazpkg bugs my_package

depends, rdepends

Mostra a árvore de dependências (direta ou inversamente) para um pacote.

# tazpkg depends mpd
# tazpkg rdepends mpd

extract

Extrai um pacote em um diretório. Se você não especificar o diretório de destino, o pacote será extraido no diretório atual usando o formato nome do pacote-versão.

$ tazpkg extract pacote.tazpkg
$ tazpkg extract pacote.tazpkg target/dir

pack

O comando pack cria um pacote a partir de um diretório preparado previamente ou a partir de um pacote extraido localmente. Pode também criar manualmente um pacote .tazpkg (veja a documentação do Cookutils para a criação automática de pacotes).

# tazpkg pack pacote-versão

repack

O comando repack permite a recriação de um pacote a partir dos arquivos instalados no sistema em que este pacote foi instalado.

$ tazpkg repack pacote

repack-config

O comando repack-config recria um pacote a partir dos arquivos de configuração do sistema (veja list-config). É suficiente para instalar um pacote para encontrar a configuração atual.

# tazpkg repack-config

recompress

Recompress .tazpkg cpio archive with lzma.

$ tazpkg recompress package.tazpkg

convert

Converte pacotes em pacotes .tazpkg (SliTaz).

Supported packages formats:

# tazpkg convert alien-pacote-file

list-suggested

List suggested packages for each of your installed packages. With option --all it shows all suggested packages, and without option it shows only not installed suggested packages.

$ tazpkg list-suggested
$ tazpkg list-suggested --all
Working with repositories

recharge

Recarrega a lista de pacotes disponíves no mirror. Este comando baixa o arquivo packages.list (lista de pacotes instaláveis) mais recente e salva a antiga. Uma vez que a lista está atualizada, você pode usar os comandos list e search. Para ver uma relação com as diferenças entre a lista atual e a antiga, use o comando list-mirror --diff e para ver e atualizar pacotes, use o comando upgrade.

# tazpkg recharge
# tazpkg recharge main
# tazpkg recharge My_Undigest
# tazpkg recharge --root=/mnt/sda6

up ou upgrade

O comando upgrade permite a atualização de todos os pacotes disponíveis no mirror. Atualizar pacotes é uma parte importante da manutenção da segurança do sistema, permitindo o acesso às últimas atualizações e correções. O projeto SliTaz, embora leve, fornece atualizações de segurança regulares e geralmente oferece as últimas versões dos programas. Note que esta função é direcionada àquelas pessoas que possuem o SliTaz instalado no seu disco rígido. Pacotes atualizados a partir do Live CD serão perdidos no desligamento do sistema. Para atualizar ou mostrar as opções para o comando:

# tazpkg upgrade
# tazpkg up --recharge --install
# tazpkg up -r -i

setup-mirror

Configura a URL do mirror. O comando setup-mirror pedirá a URL do novo mirror. Você pode especificar várias URLs separadas por espaços. Note que você também pode modificar manualmente o arquivo /var/lib/tazpkg/mirror. A URL deve apontar para um diretório contendo um arquivo packages.list e os pacotes.

# tazpkg setup-mirror

add-undigest ou setup-undigest

Define a URL de um mirror não oficial para testar ou usar pacotes que não estão disponíveis no mirror oficial (chamados 'undigest'). Note que em vez de rodar este comando você pode editar diretamente o arquivo /var/lib/tazpkg/undigest/repositorio. A URL deve apontar para um diretório na web que contenha um arquivo packages.list:

# tazpkg add-undigest public-repository http://my.home.org/slitaz
# tazpkg setup-undigest local-repository /home/slitaz/packages

list-undigest

Lista os mirrors undigest adicionados.

# tazpkg list-undigest
# tazpkg list-undigest --box

remove-undigest

Remove a URL de um mirror undigest.

# tazpkg remove-undigest my-repository
MANTENEDOR

Christophe Lincoln <pankso at slitaz.org>