Manual do Tazinst

NOME

Tazinst — Instalador do SliTaz

SINTAXE

tazinst [comando] [opção]

DESCRIÇÃO

O Tazinst é o instalador do SliTaz em disco rígidos, com um executável que possui mais ou menos 31 Kb. Ele instala o SliTaz no disco rígido a partir de uma mídia LiveCD, de um LiveUSB, de uma Imagem ISO ou a partir da web, usando uma versão estável, de testes (cooking) ou rolling, ou então a partir de uma ISO encontrada em um link da web (uma ISO de desenvolvimento, por exemplo, encontrada num mirror oficial).

O Tazinst pode formatar uma partição em ext2, ext3, ext4 ou outro formato caso os pacotes necessários estejam instalados. O diretório /home pode ser instalado em qualquer partição, caso necessário, e ser formatado em qualquer formato requerido. Ele também pode instalar o Grub na MBR do disco alvo. Dual Boot com Windows é suportado caso uma partição Windows seja encontrada, seja automaticamente ou manualmente.

O Tazinst pode atualizar o SliTaz instalado em um disco rígido, o que é útil em mudanças de versão. Neste caso, a distribuição é atualizada, os dados em /home são preservados e pacotes adicionais são reinstalados com sua nova versão.

O Tazinst foi criado em Shell Script e é compatível com o Ash e Bash do Busybox. É licenciado sob GNU Free GPL v3.

ARQUIVO DE CONFIGURAÇÃO

O instalador Tazinst pode instalar o SliTaz automaticamente usando um arquivo de configuração que possui variáveis como INST_TYPE="iso", TGT_PARTITION="/dev/hda1". Desta forma, permite aos desenvolvedores criar diferentes interfaces de usuário: Dialog, GTK e Web/CGI no TazPanel. A interface cria um arquivo de configuração e inicia o instalador na linha de comando, informando os passos com mensagens ou uma barra de progresso.

O arquivo de configuração possui as seguintes variáveis:

Note que somente variáveis marcadas com um asterisco nesta ajuda ajuda são obrigatórias, as outras são opcionais. Então, um arquivo de configuração mínimo para instalação seria:

INST_TYPE=cdrom
TGT_PARTITION=/dev/hda3

Este arquivo mínimo instala o SliTaz na partição /dev/hda3, formatando a partição e utilizando o LiveCD como fonte.

COMANDOS

new

Gera um arquivo de configuração comentado que, ao ser editado pelo usuário, irá instalar ou atualizar o SliTaz no dísco rígido

tazinst new /var/lib/tazinst.conf

install

Instala o SliTaz no dísco rígido utilizando os dados informados no arquivo de configuração. Caso se decida formatar o HD, todos os dados nele serão perdidos. Caso não se formate, todos os dados a não ser os contidos em /home serão removidos, ou seja, o diretório /home será mantido.

tazinst install /var/lib/tazinst.conf

upgrade

Atualiza uma instalação do SliTaz existente no disco rígido baseado nos dados informados no arquivo de configuração. Os diretórios /home, /etc e /var/www serão mantidos, todos os outros diretórios serão removidos. Qualquer pacote adicional adicionado à antiga instalação será atualizado, desde que haja uma conexão de internet disponível.

tazinst upgrade /var/lib/tazinst.conf

showurl

Mostra os endereços predefinidos nos atalhos “stable”, “cooking” e “rolling”.

Note que é possível refefinir estes atalhos no arquivo de sistema: /etc/slitaz/tazinst.conf.

tazinst showurl stable

check

Verifica um arquivo de configuração:

tazinst check /var/lib/tazinst.conf

log

Mostra o conteúdo do último arquivo de log:

tazinst log

version

Mostra informação sobre a versão:

tazinst version

ARQUIVO DO SISTEMA

O arquivo /etc/slitaz/tazinst.conf permite mudar as configurações do instalador Tazinst, permitindo atribuir valores alternativos para endereços da web, diretórios e arquivos. Caso se queira, deve-se criar um e modificar com as seguintes variáveis:

MANTENEDORES

Christophe Lincoln <pankso at slitaz.org>
Dominique Corbex <domcox at slitaz.org>