SliTaz - System doc

Locale: cn de en fr hu pt ru vi

Documentação (pt)

A versão de testes (cooking) do SliTaz não fornece notas de lançamento, qualquer mudança para esta versão é anunciada no website e o SliTaz Blog traz as últimas notícias e atividades do projeto. Assim como na versão estável, você irá obter informações sobre a versão de testes no website e suporte no fórum do projeto.

O SliTaz GNU/Linux versão estável é distribuido com os manuais das ferramentas do projetos e Notas de Lançamento instalados no sistema. Os manuais e esta página podem ser acessados por meio do menu. Por favor acesse a página do projeto para informações gerais sobre o SliTaz. Para usar e configurar o sistema você pode ler o Manual. Pode-se obter suporte na nossa lista de discussão ou no Fórum.

Primeiros Passos

Conexão de Rede

Clique no “Network Status Monitor” (Monitor de Status da Rede) na parte de baixo e direita da tela, em “Configure” e então o netbox (gerenciador de rede) será executado. Você pode ir até a aba “DHCP” e clicar em “Start”, e o SliTaz irá enviar uma requisição DHCP para o roteador local. Você também pode configurar ip estático, PPPoE, PPP, VPN e mais usando as respectivas abas. Para configurar conexões wireless (sem fio) você pode usar o aplicativo wifibox clicando em “Wireless Manager” (Gerenciador de Redes Wireless) que se localiza no Gerenciador de Rede ou indo na entrada de menu “Ferramentas do Sistema” → “Gerenciador de Redes Wireless”.

Maiores informações podem ser encontradas no Manual Do SliTaz: Configuração de Rede

Aplicativos

Para obter uma lista de todos os aplicativos gráficos você pode usar o botão de Menu do SliTaz na parte de baixo e esquerda da tela. Para uma lista das ferramentas de linha de comando, pode abrir o terminal e clicar por duas vezes a tecla Tab. Para ter uma lista de todos os pacotes de aplicativo instalados use o gerenciador de pacotes, iniciando-o pelo seu ícone na parte de baixo e direita ou pelo menu “Ferramentas do Sistema”. Para instalar um novo pacote deve-se possuir ou uma conexão de rede ou o DVD que contém todos os pacotes ou um dispositivo USB que contenha pacotes baixados de outra máquina. O gerenciador de pacotes também pode ser utilizado na linha de comando, abrindo o terminal e digitando tazpkg.

Suíte de Escritório

O SliTaz fornece em seu repositório de pacotes alguns aplicativos de escritório leves. Todos estes pacotes podem ser instalados com alguns cliques a partir do gerenciador de pacotes. O SliTaz também fornece uma maneira simples de instalar a famosa e poderosa suíte de escritório OpenOffice: busque por OpenOffice no gerenciador de pacotes, dê um duplo clique em “get-OpenOffice3” e instale o script deixando a opção Auto exec selecionada.

Para ter uma suíte de escritório leve utilize o Abiword como processador de textos, o Gnumeric para planilhas e o Homebank para genenciar contas bancárias.

Multimídia

A maioria das variantes (flavors) do SliTaz incluem uma vasta gama de drivers de placas de som, um mixer de volume e um reprodutor de áudio leve que permite executar arquivos MP3 e OGG. A placa de som é detectada automaticamente durante o boot e o suporte a áudio funciona sem maiores problemas na maioria dos sistemas. Se você adicionar um novo usuário e este não puder ouvir o áudio, certifique-se que ele pertença ao grupo audio. Se ocorrer algum problema leia a documentação no site e utilize o fórum de discussão para obter ajuda.

Vídeos podem ser assistidos instalando um único pacote ou usando um LiveCD ou LiveUSB dedicado à multimídia. A equipe do SliTaz empacotou alguns dos melhores reprodutores de vídeo disponíveis para GNU/Linux: mplayer, xine-ui e vlc.

Informações do Sistema

você pode obter informações sobre seu sistema abrindo o menu e clicando em “Ferramentas do Sistema” → “Informações e Testes do Sistema” e então, quando o programa abrir, clicar em “Summary”. Clicar em outras opções trará informações mais detalhadas, e usando os benchmarks lhe dará uma idéia de quão rápido é o seu sistema. Para obter uma lista e controlar todos os processos que estão rodando você pode usar o “Gerenciador de Processos”.

Tornando-se usuário root

Por padrão o SliTaz não executa o ambiente desktop como o usuário administrador root: sempre é pedida a senha do root (a padrão é root) para cada tarefa de gerenciamento do sistema e que possa ser potencialmente danosa. Isto traz uma certa segurança para o usuário. Para se tornar root abra o terminal, digite su e informe a senha do root.

Instalação

O SliTaz pode ser instalado no disco rígido ou em um drive usb utilizando o “Instalador do SliTaz” que se encontra no menu “Ferramentas do Sistema”. Este utilitário faz uma instalação completa do SliTaz no disco rígido. Assim, o SliTaz não será mais carregado na memória RAM como no modo LiveCD ou Frugal e todas as alterações serão persistentes.

Para criar um sistema LiveUSB você pode usar o “Tazusb LiveUSB Tool” no menu “Ferramentas do Sistema” ou digitar tazusb na linha de comando. Maiores informações podem ser encontradas no Manual do SliTaz: Mídia LiveUSB